domingo, 27 de março de 2011

Conservantes

Fonte da imagem: http://www.anvisa.gov.br/imagens/noticias_destaques/120209_rotulagem_g.jpg

Você já ouviu falar em aditivos alimentares? Eles nada mais são do que aqueles nomes estranhos que a gente nunca ouviu falar, que ficam nos rótulos dos produtos industrializados, cada um tem uma função específica, porém alguns aditivos podem fazer mal ao nosso organismo, caso isso seja novidade para você, conheça um pouco melhor do assunto:


Os aditivos alimentares se dividem em nove grupos principais:
os acidulantes dão sabor azedo ao alimento;
os antioxidantes (como a vitamina C) protegem contra a ação do oxigênio
atmosférico;
os aromatizantes ou flavorizantes dão sabores naturais ou artificiais;
os conservantes dificultam a ação dos microrganismos;
os corantes modificam a aparência do produto;
os espessantes modificam a consistência do produto;
os estabilizantes dificultam a modificação do produto;
os edulcorantes dão sabor doce;
os umectantes dão aspecto úmido ao produto.

Pode parecer exagero, mas quanto menos substâncias artificiais você ingerir, melhor será sua saúde e qualidade de  vida, espero que isso te ajude a escolher os produtos que consome, pois como está escrito acima, sabor natural não quer dizer produto natural....
Se cuidem!

6 comentários:

  1. ótimo post amiga.......... estou me formando em nutrição..... e tenho visto vários problemas na alimentação dos brasileiros........ a maioria da população é leiga sobre essas informações.......; blog tbm é cultura......bjinho

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! Ótimo assunto a ser abordado. E super importante também. Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto sempre de passar por aqui, porque você sempre tem algo interessante para nos contar flor...

    Abraços meus pra ti!!!

    Ah, e como vc ta indo lá na facul hein? Ta conseguindo levar numa boa?!!

    ResponderExcluir
  4. Wow, vivendo e aprendendo rs!
    Valeu pelas palavras e por estar sempre pelo meu blog!
    :)

    http://brunocomotti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho mania de ler rótulo das coisas. De tudo! Eu nunca soube o que eram esses nomes estranhos, mas nunca tive curiosidade de jogar eles no google =P Excelente o post, Bru! Matou minha curiosidade!
    :*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails